terça-feira, 27 de julho de 2010

Quebrando o Silêncio


Quebrando o Silêncio é um documentário que trata de um assunto polémico, "infanticídio" indígena, afinal o que pensamos a respeito de tal tema? Alguns antropologos não concordam palpitarmos sobre isso, mas me pergunto: permitir a morte de crianças inocentes é preservar a cultura indígena? É manter a tradição? Nos abster desse assunto e calar a nossa voz é dizer que não nos importamos.

Esse documentário tem importância pela legitimidade de quem grita, os próprios índios se levantam mostrando que não são como animais irracionais, mas pensam e pensam muito e são capazes de fazer suas próprias escolhas e decidir o que é melhor para eles como povo, como comunidade e como ser humanos com direitos e deveres. Incrível o vídeo, muda nossa visão e nos far ver além de um relativismo simplista e extremado.

A cultura está em constante transformação, é dinâmica , está em movimento. Nós vivemos e nos transformamos porque os indígenas não teriam esse direito? A essência da cultura permanece e devemos ter orgulho de nossas tradições, mas o conhecimento é importante e é libertador. O documentário é excelente , não deixe de assistir e tire suas próprios conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário